HISTÓRIA E ORIGEM DO FUTSAL
As origens do futsal estão enraizadas no Uruguai, mais precisamente na cidade de Montevidéu. O responsável pela criação da modalidade é o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier. O desporto surgiu em 1933, na Associação Cristã de Moços, como uma variante do futebol.
A princípio, o desporto ficou conhecido como Indoor Football, ou em tradução literal, “futebol interior”. Ainda nessa época, as partidas eram disputadas com 14 jogadores, ou seja, sete em cada lado. Hoje, o número total é de apenas dez (cinco de cada lado).
Outra variação sofrida ao longo do tempo, é que ao ser inventado, o futsal era praticado com uma bola mais leve. Como a incidência de bolas fora de campo era bastante alta, com o passar do tempo ela foi aumentando o peso, ficando, inclusive, mais pesada do que aquelas usadas no futebol.
Hoje, no futsal, existe uma regra, entre tantas outras, que o diferencia muito do futebol. É a chamada “Lei da Vantagem”. De acordo com ela as interrupções do jogo, assim como o uso excessivo do apito devem ser evitados, com o objetivo de assegurar o dinamismo da partida.
Comentários
Enviar um comentário